“A projeção internacional da língua portuguesa conhece hoje um novo marco de grande simbolismo”, considerou a Secretária da Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, aquando da proclamação do Dia Mundial da Língua Portuguesa pela UNESCO, que irá comemorar-se a 5 de maio.

UNESCO SECP PM IMG 2355

Berta Nunes acompanhou a 25 de novembro a visita do Primeiro Ministro António Costa à UNESCO. Posteriormente representou o Governo português na reunião da Conferência Geral da UNESCO que aprovou a comemoração do Dia da Língua Portuguesa, estando acompanhada pelo Embaixador de Portugal nesta organização, António Sampaio da Nóvoa.

“A comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa servirá, acima de tudo, para que conjuguemos ainda com mais convicção o futuro da nossa língua comum”, observou.

A proposta de comemoração foi apresentada pelos 9 países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

“A comemoração do Dia da Língua Portuguesa é uma porta aberta às culturas daqueles que por ela se expressam ou nela se encontram”, notou Berta Nunes.

A governante referiu ainda que o português é cada vez mais uma “língua de comunicação internacional”, onde se trabalha o diálogo entre nações, onde se faz e de acede à ciência e através das quais se estabelecem trocas comerciais e económicas.

UNESCO SECP IMG 3109

UNESCO SECP IMG 3107

UNESCO SECP IMG 3101

 

Publicado originalmente no Portal Diplomático

  • Partilhe