Os Ministros dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Portugal e Eslovénia reuniram-se hoje para debater as prioridades do Trio de Presidências da União Europeia (UE) em 2020/2021, tendo emitido a seguinte declaração:

Num mundo cada vez mais desafiador e imprevisível, a UE continua a ser um marco de liberdade, segurança, estabilidade e prosperidade. Mantemos a firme convicção de que, mais do que nunca, precisamos da União Europeia para salvaguardar os nossos valores e interesses. No nosso Trio de Presidências em 2020/2021, trabalharemos no sentido de alcançar uma União Europeia mais forte, coesa, unida e assente num conjunto de valores e princípios comuns.

Ao estabelecer os nossos objetivos comuns, vamos concentrar-nos nas soluções concretas para responder às expectativas e preocupações dos cidadãos europeus. Procuraremos reforçar o compromisso para uma UE unida, baseada em valores comuns, de democracia, direitos humanos e Estado de Direito. Juntos contribuiremos para uma União economicamente forte, que promova o emprego e o crescimento, assim como uma dimensão social europeia, que dê resposta aos desafios da digitalização, das alterações climáticas e da transição energética. Apoiamos firmemente o reforço do papel da UE como ator global em matéria de política externa, a fim de preservar e promover uma ordem multilateral inclusiva. Isso exigirá, inter alia, um compromisso firme com as Nações Unidas, bem como um diálogo reforçado e parcerias estratégicas com outros atores globais noutros continentes.

O nosso Trio representa diferentes regiões da União Europeia, sendo um exemplo da unidade da Europa, na sua diversidade. Juntos, assumiremos uma agenda ambiciosa e orientada para o futuro, durante os 18 meses do nosso Trio de Presidências. Trabalharemos em estreita colaboração com o Trio anterior, formado pela Roménia, Finlândia e Croácia, e o Trio seguinte, formado pela França, República Checa e Suécia. Não pouparemos esforços no sentido de implementar a Agenda Estratégica da UE, que será adotada no Conselho Europeu de junho.

Nos próximos dias, os cidadãos europeus vão eleger o novo Parlamento Europeu. Apelamos a todos os cidadãos que votem e que participem no futuro da Europa.

As eleições marcam o ponto de partida para um novo ciclo institucional na União Europeia. Nos próximos anos, a UE terá de continuar a demonstrar a sua capacidade para responder às necessidades e expectativas dos seus cidadãos. Trata-se de reforçar a credibilidade e a confiança na capacidade da UE para encontrar soluções comuns para desafios comuns.

Enquanto Trio, a Alemanha, Portugal e a Eslovénia estão fortemente empenhados em contribuir de forma eficaz para este objetivo e promover o nosso projeto comum de integração europeia.

 

Publicado originalmente no Portal Diplomático

  • Partilhe