Caros Concidadãos e Amigos de Portugal,

O momento que vivemos impede-nos de celebrar ao vivo a nossa festa nacional mas o desafio conjunto que esta pandemia representa coloca-nos também mais próximos uns dos outros, ligando Portugal, o México e a restante comunidade internacional na prossecução de um objectivo comum: a saúde de todos.

Quero com esta mensagem enviar a todos uma palavra de apoio e esperança, certo de que nos voltaremos a encontrar e a celebrar, com redobrada alegria e passado que seja este momento desafiante. Nesse momento futuro reforçaremos os nossos laços, fazendo crescer mais a relação entre Portugal e México, e as conexões entre as suas gentes, a sua cultura ou as suas empresas.

Cheguei ao México em março deste ano ansioso por lançar mãos à obra para reforçar o nosso relacionamento, aproveitando o que já aprendi sobre o México quando antes aqui estive como Embaixador e preparado para descobrir as mudanças sucedidas durante estes anos de ausência. Estes meses de Sana Distância têm-me permitido reflectir sobre as nossas perspectivas para o futuro e as melhores maneiras de trabalharmos para aumentar o nosso conhecimento mútuo e a nossa cooperação.

Neste Dia de Portugal estamos mais próximos dos nossos cidadãos e dos esforços individuais e colectivos que ajudam Portugal no caminho de superação e que continuarão a ser essenciais para uma recuperação económica e desenvolvimento.

Neste dia, que também é de Camões, lembramos as palavras do poeta, ao enfrentarmos novos desafios “por mares nunca de antes navegados”, certos de que juntos encontraremos um rumo para um futuro mais positivo, quer no México quer em Portugal, graças ao trabalho e à vontade de todos.

Neste dia que, mais do que nunca, é o dia das nossas Comunidades Portuguesas no mundo, espero que os portugueses no México e na América Central se encontrem bem, com saúde e apelo para que se mantenham em segurança. Estamos sempre aqui para vos acompanhar.

Desejando que em 2021 nos encontremos sob um brilhante sol mexicano para celebrarmos juntos, despeço-me com um brinde virtual de vinho do Porto e os meus votos de boa saúde e sucesso para todos.

Viva Portugal, Viva México!


João Caetano da Silva

 

  • Partilhe