Embaixada de Portugal no México

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Em setembro, todos os caminhos marítimos vão dar a Portugal

Nos meses de setembro e outubro, todos os caminhos do Mar vêm dar a Portugal! Durante duas semanas, o nosso país receberá quatro dos principais eventos mundiais sobre diversas atividades ligadas aos Oceanos, com foco na Economia, na Ciência, no Ambiente ou nos temas Sociais.

O primeiro destes eventos internacionais a realizar em Portugal é a Portugal Shipping Week 2018, que irá decorrer entre os dias 17 e 21 de setembro. O prestigiado evento internacional sobre Transporte Marítimo vinha a ser realizado na cidade de Londres mas este ano, graças ao esforço e empenho da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, terá lugar em Portugal, prometendo trazer ao nosso país os principais especialistas mundiais do sector para a discussão das novas realidades e dos novos desafios do Transporte Marítimo mundial.

Em simultâneo com a Portugal Shipping Week 2018, decorrerá também a Seatrade Cruise Med 2018, entre os dias 19 e 20 de setembro. Trata-se de um dos maiores eventos mundiais dedicado ao sector dos cruzeiros – e o maior para a região do Mediterrâneo – cuja organização foi este ano entregue ao Porto de Lisboa, graças ao esforço conjunto do Ministério do Mar e da APL-Administração do Porto de Lisboa.

A semana da Portugal Shipping Week 2018 terminará com um outro evento que vem ganhando prestígio à escala global: o Oceans Meeting 2018. A edição de 2018 do certame promovido anualmente pelo Ministério do Mar decorrerá entre os dias 20 e 21 de setembro, trazendo a Portugal vários governantes mundiais e representantes das principais entidades internacionais ligadas aos Oceanos.

Estas duas semanas, em que o foco dos temas do Mar estarão apontados a Portugal, terminarão com nova edição do BioMarine Business Convention 2018, certame internacional de enorme prestígio, a decorrer entre os dias 2 e 4 de outubro em Cascais, onde serão discutidos os grandes temas da Economia Azul, com o principal foco assente na sustentabilidade dos Oceanos.

«O Oceano só pode ser encarado como uma missão, não pode ser business as usual. É uma missão que tem de ser encarada com devoção, porque não existe segunda volta para o Planeta nem para o Oceano», admitiu Ana Paula Vitorino na sessão desta manhã.

NOTAS:

Para mais informações sobre a Portugal Shipping Week 2018, aceda ao website oficial do evento em portugalshippingweek.com;

Para mais informações sobre a Seatrade Cruise Med 2018, aceda ao website oficial do evento em www.seatradecruiseevents.com/med/

Para mais informações sobre a BioMarine Business Convention 2018, aceda ao website oficial do evento em biomarine.org/events/6272

Nota de imprensa publicada originalmente a 26 de junho

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail