Informamos todos os cidadãos que os cadernos eleitorais referentes à área de jurisdição deste Posto - Comissões Recenseadoras do México, Guatemala, El Salvador, Honduras e Nicarágua - se encontram disponíveis para consulta. Os mesmos encontram-se atualizados à data de 31 de dezembro de 2018, podendo os cidadãos interessados apresentar eventuais reclamações.

Lembramos que este ano decorrem 2 atos eleitorais: as eleições para o Parlamento Europeu no dia 26 de maio e as eleições para a Assembleia da República, previstas para dia 6 de outubro. Os cidadãos portugueses residentes no estrangeiro podem votar nestes dois atos de modo presencial e no caso das Legislativas também por voto postal.

Cada cidadão pode verificar o estado do seu recenseamento eleitoral de maneira autónoma, consultando a página https://www.recenseamento.mai.gov.pt/

Relembramos que desde agosto de 2018 o recenseamento eleitoral é automático para os cidadãos portugueses residentes no estrangeiro portadores de Cartão de Cidadão, sendo estes inscritos na sua área de residência de acordo com a morada oficial, o que foi objecto de notificação por via postal. O recenseamento mantém-se voluntário, sendo a vontade expressa no momento do pedido de Cartão de Cidadão ou posteriormente por iniciativa do cidadão.

Em virtude da realização das eleições para o Parlamento Europeu durante o mês de maio as operações de recenseamento eleitoral serão suspensas a partir de 26 de março, pelo que os cidadãos não inscritos poderão promover a sua inscrição nesta Comissão Recenseadora até essa data.

Em caso de dúvidas ou reclamações deverá ser contactada esta Secção Consular através do e-mail embpomex@gmail.com indicando como assunto Recenseamento Eleitoral.

 

  • Partilhe