Embaixada de Portugal no México

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Bandeiras

As portas da Residência do Embaixador de Portugal no México abriram-se no passado dia 11 de junho para receber os nossos cidadãos e demais amigos de Portugal na celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

A entrada da Residência evocava a presença de Portugal como Convidado de Honra na Feira Internacional do Livro de Guadalajara de novembro próximo, ao passo que os vinhos e canapés ofertados (vinho verde, bacalhau, pastéis de nata...) lembravam os bons sabores portugueses.

img 3151 website

O hino mexicano foi interpretado por Cristina Gutierrez, fadista mexicana e professora de língua portuguesa. A meio-soprano portuguesa Helena Pato, do Coro do Teatro de Bellas Artes desta capital, interpretou o hino nacional português. 

Cristina GutierrezHelena Pato

Seguiu-se o discurso do senhor Embaixador Jorge Roza de Oliveira que destacou a crescente aproximação entre Portugal e México, em termos económicos, culturais e de cooperação, bem como o contínuo aumento da nossa comunidade neste país. O discurso pode ser consultado na íntegra aqui.

Os alunos de português da FES Acatlán interpretaram músicas em português e declamaram alguns poemas, provando a vitalidade do ensino da língua portuguesa em terras mexicanos, de que também foi exemplo a assinatura de um Protocolo de Cooperação entre a Universidad Latina de América, representada pelo seu Magnífico Reitor Luis Roberto Mantilla, e o Instituto Camões, representado pelo embaixador Jorge Roza de Oliveira.

GuitarraConvidadosAlunas FES AcatlanAssinatura Protocolo Camões-UNLA

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail