Embaixada de Portugal no México

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas Vindas

170717 prmrs ro 0033 3777 website

Bem-vindos a esta página da Embaixada de Portugal no México, mais um instrumento para nos mantermos em contacto com os nossos cidadãos aqui residentes, bem como com os amigos de Portugal.

Portugal e o México estão a atravessar um momento único no seu relacionamento, tanto na esfera económica como na cultural. A visita do Senhor Presidente da República em julho de 2017 foi um marco que atestou bem a excelência das nossas relações bilaterais.

2018 está a ser um ano único, pois temos pela frente um grande e excitante desafio: Portugal é em novembro o Convidado de Honra na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, o maior evento literário do mundo hispano-falante e que levará ao Estado mexicano de Jalisco as letras portuguesas e muito mais.

Teremos assim muito para partilhar nesta página, divulgando informação sobre as nossas atividades, em particular as relacionadas com a cultura e a língua portuguesas, anunciando momentos de promoção económica, ou alertando para notícias relevantes sobre Portugal.

E obrigado por nos visitarem!

Comunicado sobre o Dia Europeu e Mundial contra a Pena de Morte

Comemorando-se hoje, 10 de outubro, o Dia Europeu e Mundial contra a Pena de Morte, o Governo Português associa-se aos inúmeros apelos à abolição da pena capital.

Portugal, país pioneiro na abolição da pena de morte, opõe-se à aplicação desta pena em quaisquer circunstâncias. A pena de morte constitui uma violação do direito humano à vida, consagrado desde 1948 na Declaração Universal dos Direitos Humanos, bem como um desrespeito total pela dignidade humana. É irreversível e não tem um efeito dissuasor comprovado.

Portugal continuará a pugnar, nas Nações Unidas e noutras instâncias internacionais, pela eliminação definitiva da pena capital. Na Assembleia Geral das Nações Unidas, Portugal tem sido um dos grandes defensores da resolução sobre uma moratória à pena de morte desde a primeira vez que foi adotada, em 2007. Regozijamo-nos com o número crescente de apoios que esta resolução tem vindo a receber, demonstrando que o movimento pela abolição da pena de morte é transversal a todas as regiões e continentes. Expressamos votos que a resolução que será apresentada neste outono possa merecer uma adesão ainda mais significativa.

No ano em que se comemoram os 70 anos da Declaração Universal dos Diretos Humanos e os 40 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos, o Governo Português reitera o seu apelo para que todos os países que ainda não o tenham feito estabeleçam uma moratória de facto como um primeiro passo para a abolição da pena de morte.

 

Publicado originalmente no Portal Diplomático

Contactos

Alpes 1370
Lomas de Chapultepec
Miguel Hidalgo
11 000 México, D. F

+(5255) 55207897
mexico@mne.pt
embpomex@gmail.com
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

banner FILG

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Instituto Diplomático