Embaixada de Portugal no México

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas Vindas

170717 prmrs ro 0033 3777 website

Bem-vindos a esta página da Embaixada de Portugal no México, mais um instrumento para nos mantermos em contacto com os nossos cidadãos aqui residentes, bem como com os amigos de Portugal.

Portugal e o México estão a atravessar um momento único no seu relacionamento, tanto na esfera económica como na cultural. A visita do Senhor Presidente da República em julho de 2017 foi um marco que atestou bem a excelência das nossas relações bilaterais.

2018 está a ser um ano único, pois temos pela frente um grande e excitante desafio: Portugal é em novembro o Convidado de Honra na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, o maior evento literário do mundo hispano-falante e que levará ao Estado mexicano de Jalisco as letras portuguesas e muito mais.

Teremos assim muito para partilhar nesta página, divulgando informação sobre as nossas atividades, em particular as relacionadas com a cultura e a língua portuguesas, anunciando momentos de promoção económica, ou alertando para notícias relevantes sobre Portugal.

E obrigado por nos visitarem!

Portugal no Eurojazz 2019

A participação portuguesa no Eurojazz - festival europeu de Jazz que anualmente tem lugar na Cidade do México - é este ano assegurada pelo grupo SENZA, duo que junta Catarina Duarte e Nuno Caldeira, num grande concerto que se realiza no próximo dia 30 de março, sábado, pelas 13h30 nos jardins do Centro Nacional de Artes, onde mostrarão ao público mexicano como as suas viagens pelo mundo os têm inspirado musicalmente.

Grupo Senzaej19logo 1030x580

Ler mais: Portugal no Eurojazz 2019

Consulta dos Cadernos Eleitorais

Informamos todos os cidadãos que os cadernos eleitorais referentes à área de jurisdição deste Posto - Comissões Recenseadoras do México, Guatemala, El Salvador, Honduras e Nicarágua - se encontram disponíveis para consulta. Os mesmos encontram-se atualizados à data de 31 de dezembro de 2018, podendo os cidadãos interessados apresentar eventuais reclamações.

Lembramos que este ano decorrem 2 atos eleitorais: as eleições para o Parlamento Europeu no dia 26 de maio e as eleições para a Assembleia da República, previstas para dia 6 de outubro. Os cidadãos portugueses residentes no estrangeiro podem votar nestes dois atos de modo presencial e no caso das Legislativas também por voto postal.

Cada cidadão pode verificar o estado do seu recenseamento eleitoral de maneira autónoma, consultando a página https://www.recenseamento.mai.gov.pt/

Relembramos que desde agosto de 2018 o recenseamento eleitoral é automático para os cidadãos portugueses residentes no estrangeiro portadores de Cartão de Cidadão, sendo estes inscritos na sua área de residência de acordo com a morada oficial, o que foi objecto de notificação por via postal. O recenseamento mantém-se voluntário, sendo a vontade expressa no momento do pedido de Cartão de Cidadão ou posteriormente por iniciativa do cidadão.

Em virtude da realização das eleições para o Parlamento Europeu durante o mês de maio as operações de recenseamento eleitoral serão suspensas a partir de 26 de março, pelo que os cidadãos não inscritos poderão promover a sua inscrição nesta Comissão Recenseadora até essa data.

Em caso de dúvidas ou reclamações deverá ser contactada esta Secção Consular através do e-mail embpomex@gmail.com indicando como assunto Recenseamento Eleitoral.

 

Contactos

Alpes 1370
Lomas de Chapultepec
Miguel Hidalgo
11 000 México, D. F

+(5255) 55207897
mexico@mne.pt
embpomex@gmail.com
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

banner FILG

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Instituto Diplomático