Mensagem de Boas Vindas

PM António Costa com Presidente AMLO

Bem-vindos a esta página da Embaixada de Portugal no México, mais um instrumento para nos mantermos em contacto com os nossos cidadãos aqui residentes, bem como com os amigos de Portugal.

Portugal e o México atravessaram nos últimos anos um momento único no seu relacionamento, tanto na esfera económica como na cultural, destacando-se a visita do Senhor Presidente da República em julho de 2017, a participação como Convidado de Honra na Feira Internacional do Livro de Guadalajara em 2018 e a presença do Senhor Primeiro-Ministro António Costa na tomada de posse do Presidente Andrés Manuel Lopez Obrador e no encerramento da FIL 2018.

Momentos que atestam a excelência das nossas relações bilaterais e nos deixam motivados para os desafios futuros e para o crescimento da nossa cooperação.

Teremos assim muito para partilhar nesta página, divulgando informação sobre as nossas atividades, em particular as relacionadas com a cultura e a língua portuguesas, anunciando momentos de promoção económica, ou alertando para notícias relevantes sobre Portugal.

E obrigado por nos visitarem!

Mais notíciasNotícias

A Administração Eleitoral da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, de acordo com o Regime Jurídico do Recenseamento Eleitoral, tem em curso um procedimento de notificação aos cidadãos nacionais residentes no estrangeiro e inscritos no recenseamento eleitoral cujos documentos de identificação (Cartão de Cidadão ou Bilhete de identidade) caducaram faz mais de 10 meses (n.º 8 do Art.º 27, da Lei n.º 13/99, de 22 de março, na sua versão mais recente), para procederem à sua renovação.

Assim, se é cidadão nacional residente no estrangeiro, tem mais de 25 anos e o seu cartão de cidadão caducou recentemente, pode efetuar a sua renovação online através da internet desde que cumpra os requisitos necessários.

Saiba mais em: https://eportugal.gov.pt/servicos/renovar-o-cartao-de-cidadao.

Se tem os contactos de telemóvel ou email associados ao Cartão de Cidadão, o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) está a contactar os cidadãos para a renovação do Cartão de Cidadão por SMS.

Para mais informações, consulte a página: https://irn.justica.gov.pt/Renovacao-por-SMS-do-Cartao-de-Cidadao.

Os candidatos ao ensino superior português provenientes da comunidade emigrante passam a poder fazer reconhecimento do ensino secundário nos seus países de origem, através de um pedido feito à Direção-Geral de Educação ou, se necessário, nos serviços consulares a partir do país de residência, agilizando assim o processo burocrático.

Numa entrevista à agência de notícias Lusa, o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, referiu que, até agora, um aluno emigrante ou descendente de emigrantes que quisesse frequentar o ensino superior em Portugal tinha que fazer o reconhecimento do seu ensino secundário «praticamente por via presencial na escola secundária da sua origem ou da origem dos seus ascendentes».

O Secretário de Estado disse que, com esta medida, os alunos provenientes da comunidade emigrante - que fizeram o percurso do ensino profissional e vocacional (mais de 40% do ensino secundário português) - passam a ter acesso às licenciaturas, através da realização de exames feitos por agrupamentos de instituições do ensino superior.

Estes exames - disponíveis para os alunos que fizeram o ensino vocacional e profissional em Portugal - visam avaliar a capacidade que os estudantes provenientes da emigração adquiriram para acesso ao ensino superior, tendo em conta o processo de aprendizagem nos respetivos países de origem.

Contactos

Alpes 1370
Lomas de Chapultepec
Miguel Hidalgo
11 000 México, D. F

+(5255) 55207897
mexico@mne.pt
embpomex@gmail.com
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

DGS banner Covid-19

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

banner FILG

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Instituto Diplomático