Mensagem de Boas Vindas

170717 prmrs ro 0033 3777 website

Bem-vindos a esta página da Embaixada de Portugal no México, mais um instrumento para nos mantermos em contacto com os nossos cidadãos aqui residentes, bem como com os amigos de Portugal.

Portugal e o México estão a atravessar um momento único no seu relacionamento, tanto na esfera económica como na cultural. A visita do Senhor Presidente da República em julho de 2017 foi um marco que atestou bem a excelência das nossas relações bilaterais.

2018 está a ser um ano único, pois temos pela frente um grande e excitante desafio: Portugal é em novembro o Convidado de Honra na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, o maior evento literário do mundo hispano-falante e que levará ao Estado mexicano de Jalisco as letras portuguesas e muito mais.

Teremos assim muito para partilhar nesta página, divulgando informação sobre as nossas atividades, em particular as relacionadas com a cultura e a língua portuguesas, anunciando momentos de promoção económica, ou alertando para notícias relevantes sobre Portugal.

E obrigado por nos visitarem!

Mais notíciasNotícias

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, proferiu no dia 21 de outubro, uma Conferência sobre «Políticas Públicas para a Internacionalização da Língua Portuguesa», na Universidade Aberta.

 

 

Ligação para a conferência na íntegra https://youtu.be/wpig8ZtEPRY

A Comissão do Programa e Relações Exteriores do Conselho Executivo da UNESCO aprovou hoje uma decisão que recomenda à próxima Conferência Geral da UNESCO a adoção de uma resolução proclamando o 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros congratula-se com esta aprovação. Muito mais do que apenas uma língua oficial, a Língua Portuguesa é uma das línguas mais faladas do mundo e deverá continuar a crescer, em número de falantes e com uma expressão cada vez mais forte na internet, nas organizações internacionais, no mundo dos negócios e artístico e em muitos outros domínios.

A decisão, que será formalmente adotada pelo plenário do Conselho Executivo no próximo dia 23, reconhece o papel e a contribuição da Língua Portuguesa para a preservação e disseminação da civilização e da cultura humanas, destacando ainda que o Português é a língua mais falada do hemisfério sul e a língua oficial de três organizações regionais e da Conferência Geral da UNESCO.

Esta proposta, submetida ao Conselho Executivo pelos nove países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, contou com o copatrocínio de mais vinte e quatro países de todos os continentes e regiões do mundo, e, agora, com o endosso dos cinquenta e oito membros do Conselho Executivo.

A deliberação final cabe ao órgão mais representativo da UNESCO, a Conferência Geral, que congrega os cento e noventa e três Estados-membros, na sua 40º sessão, que se realizará de 12 a 27 de novembro próximo.

A proclamação de dias internacionais é da competência da Assembleia Geral das Nações Unidas e, nas suas áreas de competência, das agências especializadas das Nações Unidas, como a UNESCO, nestes casos designando-se dias mundiais. O Dia Mundial da Língua Portuguesa, assim que oficialmente estabelecido, será integrado no calendário dos dias celebrados pela UNESCO e pelas Nações Unidas.

 

Notícia publicada originalmente no Portal Diplomático

Contactos

Alpes 1370
Lomas de Chapultepec
Miguel Hidalgo
11 000 México, D. F

+(5255) 55207897
mexico@mne.pt
embpomex@gmail.com
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

banner FILG

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Instituto Diplomático